h1

O que realmente aconteceu com o Windows Codinome Longhorn?

agosto 11, 2009

O Windows Longhorn vinha sido desenvolvido a partir do seu antecessor (XP), e seria lançado no dia 22 de outubro de 2003, segundo algumas fontes.

Como esse é um texto de minha opinião, devo admitir que não sei porque o Longhorn não foi lançado nesta dada.

Se compararmos o lançamento do Vista e do Seven, veremos que é possível sim construir um sistema operacional em três anos. O Vista lançado em 2006 e o Seven será lançado dia 22 de outubro deste ano (2009).

Em 2004, foi lançada a versão M1 do Longhorn. Devido a complicações, falta de compatibilidade e exigência de um Hardware muito avançado, o S.O. foi abandonado pela Microsoft e se iniciou a construção do Windows Vista. EU, não acredito que seja só por isso. Afinal, tanto o Vista quanto o XP causaram um pouco de polemica sobre a incompatibilidade. Já o Seven irá exigir um pouquinho mais, mas os seus recursos já se encontram no mercado.

A Microsoft então, o tempo para produzir o Vista e com essa correria, temos hoje um S.O.  que segundo algumas fontes seu código é errado e é possível achar rastros do Longhorn em alguns aplicativos.

Não querendo “meter a língua” no Vista, mas ainda hoje (11/08/2009), os usuários preferem o Windows XP.

Após o “abandono do Longhorn”, os responsáveis pelo Site Joe Joe, pegaram a versão M1 do Longhorn e fizeram reparos e concertos durante meses de intenso trabalho. Quando disponibilizaram o link para download e iriam começar a compartilhar por torrents e FTP, receberam uma carta dos advogados da Microsoft, informando que o que estavam fazendo era ilegal.

Ainda há Sites no Google com os links de Download do Windows Longhorn Reloaded (feito pelo Joe Joe), mas os links estão quebrados.

Muito decepcionados, tiveram que cancelar tudo!

O Longhorn M1 era a versão mais estável já produzido, segundo a opinião de alguns que a testaram.

Alguns também disseram e eu concordo, que o que a Microsoft que é que esqueçamos o Longhorn, que façamos de conta que nunca existiu.

Veja abaixo a imagem do Longhorn editado pelo Joe Joe:

longhorn-reloaded

Longhorn era um S.O. de encher os olhos e seus efeitos deixariam qualquer um ficar babando e repetindo a ação para ver de novo.

Depois do clima ruim que esse assunto provoca, cabe a minha duvida e a duvida de muitos:

-será que o Longhorn teria mesmo esse nome na versão final ou se chamaria “Vista” por Longhorn ser apenas um codinome?

Eu, se desenvolvesse um S.O; o abandonasse e fizesse outro, eu daria um nome novo ainda não pensado.

-Então como iria chamar a versão final do Longhorn?

Acho que aquelas coisas todas de um bisão com chifres longos (daí o nome), não poderia ser em vão, concordam?

2 comentários

  1. eu achei legal mais não me respondeu o que eu perguntei.Eu queria saber qual é o codnome do windows xp e fiquei sem resposta!


    • O codinome do Win XP já foi “Windows Whistler”, quando ainda estava em fase de desenvolvimento.
      Ainda hoje é possivel encontrar este nome na própria explorer do Win Xp e inclusive em algumas versões do Vista

      Se eu me lembro bem, esse nome foi dado porque muitos dos desenvolvedores do XP moravam em Whistler.



Deixe um comentário

